Star Wars: Os Últimos Jedi (2017)
Star Wars: The Last Jedi Outros títulos
Dirigido por: Rian Johnson
Isso me faz tão bem, e agora com diferentes diretores (apesar de muitas coisas, serem repetitivas), cada filme tem a sua cara e seu charme, isso faz “Star Wars” respirar.
Tendo dado seus primeiros passos no universo Jedi, Rey se junta à Luke Skywalker numa aventura com Leia, Finn e Poe que revela os mistérios da Força e os segredos do passado.(Bem simples para evitar Spoiler).
Nem tudo e perfeito NE, embora eu tenha amado esse filme, do fundo do meu coração, a pequenas coisas que não gostei muito. Muitas coisa de episodio VII foram uma repetição de episodio IV, e agora episodio VIII e uma repetição de episodio VI, essa pequena falta de originalidade em algumas coisas, não prejudica muito filme, mas atrapalha um pouco. Um dos pontos que mais gostei, também e um dos que não gostei, (olha que curioso), foi a quebra de expectativa. O filme anterior deixou muitas duvidas e questionamentos, que foram respondidos, porem algumas respostas e o desfecho de alguns personagens não foi positivo pra mim, pois eles acabaram sendo mal aproveitados, vamos chamar de “síndrome de Darth Maul”. O romance do longa também não é bem trabalhado.
Como falei a quebra de expectativa tem seu valor, nem tudo precisa ser grandioso, as coisas podem ser simples. Você sempre espera uma grande revelação vindo de Star Wars, mas nesse filme(desculpe o Spoiler) não tem, e isso é fabuloso. O desenvolvimento dos personagens continua espetacular, o quarteto novo, continua evoluindo, Ray (Daisy Ridley) e Kylo (Adam Driver) cada vez mais fortes, Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac) mais heroicos. Mas claro não seria “Star wars” sem Leia (Carrie Fisher) e Luke(Mark Hamill), e o longa e muito respeitoso quanto a grandeza desses dois, e lindo, chorei novamente. Visualmente o longa e FANTÁSTICO, muitas, mas MUITAS cenas lindas, que fotografia, da para fazer vários quadros com muitas cenas épicas. Cada detalhe do filme chama atenção, novas naves, novos Aliens (detalhe para os guardas de Snoke, achei eles F0d@). A ilha onde Luke se esconde já daria para o filme se passar todo lá. Design de arte fabuloso dêem um Oscar para esse filme.
E cada cena de cair o c...digo,cada cena linda de meu Deus, que fotografia desse filme. |
Cenas espetaculares, as sequências de luta atingem um nível acima daquilo que já vimos em qualquer outro filme da saga. A formula Disney de humor que vemos no filmes Marvel, ta presente aqui, e sim, ela funciona, assim como no episodio VII, temos cenas hilárias, todos (praticamente) os personagens tem seu momento cômico. Desculpem-me os Fãs chatos, mas o melhor do filme e a forma respeitosa que trata os antigos personagens, não e apenas fanservice, Luke e Leia se reencontrando foi emocionante, rápido, curto, mas muito tocante. Precisamos falar de Luke, e o quanto ele um grande Jedi, um mestre com incríveis poderes (MEU DEUS LUKE TU É O CARA), ele também é um homem com medos e questionamentos, o lado negro e seu pai irão lhe assombrar, para sempre.
Não sabia o que falar eu só senti, tremi e chorei. Muito obrigado Luke. |
Ao mesmo tempo em que a franquia da ousados passos para frente, trazendo uma nova cara para os filmes, com uma das de suas mensagens sendo uma das melhores da franquia, “Qualquer um pode ter a força, independente da sua origem, aquele personagem mais de lado, como uma catadora de lixo, ou limpadores de privada agora são heróis, não só princesas e filhos de homens poderosos” (se é que me entende). De longe a melhor coisa de “Os Ultimos Jedi” e maneira como o longa faz muito bem o dialogo do velho com o novo, todo o poder bruto do novo, que precisa ser lapidado, mas que vem com força, e o velho e sua experiência, a sabedoria, vamos nos abrir para o novo, mas não podemos deixar de lado os ensinamentos do passado, inclusive as falhas. Parabéns “Star Wars” você esta encontrando o equilíbrio na força.
De0a5: 4,7 Você e só um garoto de mascara!