domingo, 20 de novembro de 2016

Filmes Novembro3

A Bela e a Fera (1991)

Beauty and the Beast 

Dirigido por: Gary Trousdale /  Kirk Wise

84 minutos

A Bela e a Fera de 1991 dos estúdios Disney e só uma adaptação de um famoso conto francês, com elementos fantásticos e divertidos para entreter crianças? ou e um grande filme com efeitos inovadores, que lhe renderam uma indicação ao Oscar de melhor filme, sendo a primeira animação a receber esta indicação? Creio que você pode responder que as duas afirmações estão certas, mas esta obra e muito mais que isso.
Certa noite uma senhora bate na porta de um castelo e pedi abrigo, o príncipe horrorizado pela feiura da senhora, nega abrigo e a expulsa, a senhora se transforma em uma bela fada e amaldiçoa o príncipe e todos os seus empregados que só regressariam a forma humana quando o príncipe encontrasse alguém que enxergasse beleza nele, atrás da aparência de Fera. Assim começa o filme até o momento e parecido com conto.
A fera no estado bestial.

Maurice um inventor e sua filha Bela vivem em uma pequena vila, ela uma moça fascinada por livros de literatura fantástica, ambos são tachados como “esquisitos” até mesmo loucos pelos outros habitantes da vila. Certo dia Maurice tem que fazer uma viagem para uma feira de invenções, mas no meio do caminho se perde e acaba chegando até um castelo, onde e bem recebido por criaturas magicas, objetos que andam e falam, mas logo sua tranquilidade acaba, pois o dono castelo aparece, e uma fera, uma criatura horrenda e feroz que acaba levando Maurice como prisioneiro. Alguns dias se passam e Bela preocupada com o sumiço de seu pai, pois somente seu cavalo Phillipe tinha retornado da viagem. Bela resolve ir atrás dele, rapidamente ela encontra o castelo e seu pai aprisionado, por homem misterioso. Bela pede clemencia, mas não e atendida, então como último ato, para surpresa da Fera ela pede para ficar no lugar de Maurice e esse pedido e aceito, Bela pede para que homem que vai aprisioná-la mostre sua face e sai das sombras, Bela fica espantada ao ver a Fera. A partir daí começa a magia do filme mostrando aproximação e o relacionamento de Bela com a Fera.
Bela e um marco para história das princesas das Disney, ela não aquela moça boba inocente que apenas procura o príncipe encantado, tanto que ela não dá bola para Gaston(logo falarem mais sobre Gaston) Bela tem personalidade, e diferentes das outras moças da vila, e isso fica claro logo na primeira música e também no vestido de bela que e azul, bela e única pessoa da vila que aparece vestindo azul e isso e para mostrar o quanto ela diferente, aqui também começa a brincadeira das cores azul e vermelho.
A Fera, ele desistiu da sua humanidade, já aceitou a condição de Fera, ele se movimenta como um animal selvagem, mas a presença de Bela no castelo faz ele mudar, mais uma vez as cores, a capa da Fera e vermelha, vermelho representa o estado de fera bestial, mostra que naquele homem não a amor.
O início do envolvimento entre os dois e não e como os outros clássicos Disney, onde de cara o príncipe se apaixona pela princesa, logo no primeiro dialogo já a declarações de amor, A Bela e a Fera não e assim, aqui o relacionamento e construído, ele evolui até chegar no clímax .Aqui e mostrado como deve ser um relacionamento deve haver companheirismo, deve haver mudanças de ambas as partes. Há uma cena que marca essa mudança nos personagens, Bela tenta fugir do castelo cansado do tratamento recebido por Fera, mas acaba sendo cercada por lobos selvagens, então aparece a Fera que luta bravamente contra os lobos, e os espanta, a Fera exausta e muito machucada cai após a luta, Bela pensa em aproveitar o momento e fugir, mas não vai, ela volta e joga uma capa azul por cima do corpo da Fera e o ajuda a voltar para o castelo, vestindo azul agora a ele não e mais fera, voltando ao castelo os dois começam a passar mais tempo juntos. A Fera aceita mudar; ainda não por amor, mas por ver que a algo diferente em Bela, ele volta aos antigos hábitos humanos, começa a ler, a se alimentar até mesmo dançar, e Bela o ajuda notando que sim a algo de diferente na Fera, ele até mesmo a presenteia com uma enorme biblioteca. Bela o guia nessa mudança, mas também tem sensibilidade para perceber as dificultes dele, pois na cena em que os dois estão tomando sopa ela tenta o ensinar a comer com a colher, mas ele não consegue, pois, suas mãos enormes não o ajudam e ele fica nervoso, Bela então começa a tomar a sopa como um animal, como se estivesse falando “calma eu estou aqui ao seu lado, vou te acompanhar”, isso e lindo ele aceita a mudança e ela valoriza o esforço dele.


Isso é o amor .

A partir daqui o filme mostra essa aproximação dos dois, com poucas falas mas sim com atitudes, o amor assim, você não pode simplesmente falar que ama alguém, você tem que demonstrar esse amor através das suas atitudes, e assim que você realmente demonstram amor, e isso e algo que filme merece ser aplaudido de pé, por mostrar de forma clara para crianças (e por que não para os adultos desenformados) como realmente e o amor.
O que falar das músicas deste filme, e um belo musical, elas não são jogadas de qualquer forma, elas apresentam os personagens e seus desejos como “Human Again”, “Gaston”, o jeito de ser de cada um dos personagens em “Be Our Guest” e o sentimento na linda canção “ Beauty and the Beast”.
Agora vamos para o final do filme, começando pelo baile, uma cena visualmente e muito linda, a fantástica música que embala a dança ajuda e muito o clima, tudo perfeito nesta sequência. Os dois se digerem até ala oeste, que até o momento Bela era proibida de ir até lá, chegando no quarto da Fera ele presenteia Bela com um espelho magico, que pode mostrar tudo que ela queira ver, ela pede para ver seu pai, ao ver o estado em que seu pai se encontra, Bela começa ficar aflita, ao ver sua amada naquele estado A Fera resolve libertar ela, deixando de lado a possibilidade de quebrar o feitiço, ele nem pede para que ela volte, ele já está apaixonado e pelo amor que ele sente por ela, ele a deixa ir. Em seguida temos Bela saindo do castelo em direção a vila, podemos ouvir uivos ao fundo, mas na verdade e a Fera chorando, um choro de alguém de que perdeu algo de muito valor (sinta-se à vontade para chorar junto, por que e uma cena linda).


Podem chorar, e liberado.

Ao chegar a vila Bela encontra seu pai e os outros moradores da vila, liderados por Gaston as habitantes da vila resolvem ir até o castelo e matar a Fera, Bela e seu pai são presos dentro do porão de sua casa por Gaston. Mas Bela consegue escapar graças a Zip um personagem super carismático e uma graça de criança. Enquanto isso Gaston e outros moradores da vila chegam ao castelo da Fera, onde começa o confronto final. Pausa rápida para falar de alguns personagens, Gaston um homem forte alto, bonito, um “exemplo de homem”, como ele mesmo fala ele e o melhor, mas não ama Bela, ele apenas a deseja, praticamente a vê como uma caça (como bom caçador que e), ele rude, não tem modos e isso não e atraente para Bela, e para isso ficar bem claro a camiseta de Gaston e vermelha o que mostra que ele também está no estado de fera, mas diferente da Fera, Gaston não quer mudar, ele se acha perfeito, este e seu maior defeito. Outros personagens que merecem destaque são o galante candelabro Lumière, um personagem engraçadíssimo, com seu sotaque francês o que o torna muito charmoso, Lumière está sempre com seu colega Horloge. Horloge e o mordomo do castelo que foi transformado em relógio de pendulo, ele e o personagem serio, e porque não chato do grupo de empregados do castelo, esse seu jeito cria um contraponto legal com Lumiere, criando algumas cenas muito engraçadas entre dois. Madame Samovare a responsável governanta do castelo,ele a foi transformada em um bule de chá, apesar de Horloge ser o mais serio, Madame Samovare e a mais sensata, praticamente a mãe dos outro personagens(ele a mãe de Zippi e graciosa xicara de chá ). Esses três personagens são o elemento Disney do filme, são uma das principais diferenças da animação para o filme francês de 1946 do diretor Jean Cocteau, no meu ponto de vista acrescentar estes personagens foi um grande acerto da Disney.
Na ultima parte do filme o castelo e salvo por seus moradores, após a batalha final onde a Fera vence Gaston, que acaba morrendo, temos a Fera também ferida, Bela vendo seu amado morrendo o abraça, os dois trocam declarações de amor, antes da última pétala de rosa cair o feitiço e quebrado a Fera encontrou o amor, e o amor encontrou a Fera, ele retorna a forma de um belo príncipe em uma cena muito bonita (eu já estava com lagrimas nos olhos) na cena final temos o baile que parece ser de casamento, todos os personagens aparecem em sua forma humana, e assim acaba o um belo filme.
E um filme fácil de se identificar porque ele fala sobre amor, nos faz refletir , pois um relacionamento não e fácil, duas pessoas que consigam criar uma vida, aceitar o outro e seu jeito, suas manias, fazer com que as qualidades superem os defeitos, isso realmente não e fácil, e este filme uma simples animação Disney fala sobre isso de uma forma direta, fala sobre o sentimento amor como uma coisa que supera barreiras, estéticas, culturais e etc...Não fácil amar, deixar partir também e amor todos já vivemos, ou estamos vivendo esse sentimento, se você não está calma, até por que...

Sentimentos são fáceis de mudar
Mesmo entre quem não vê que alguém pode ser seu par
Basta um olhar que o outro não espera
Para assustar e até perturbar, mesmo a Bela e a Fera


De0a5: 5 rosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário