segunda-feira, 6 de março de 2017

Filme de Março

Estrelas Além do Tempo (2016)

Hidden Figures

Dirigido por: Theodore Melfi


Mulheres, negras, lutando e vencendo, precisamos de mais filmes assim. “Estrelas Além do Tempo”, não vai se destacar por suas qualidades técnicas,ou inovações, roteiro elaborado, o filme não é tão ousado assim, mas ele pode servir como fonte de inspiração, sim para isso ele funciona muito bem.
A história é centrada em Katherine Johnson (Henson), uma brilhante matemática afro-americana que, ao lado das colegas Dorothy Vaughn e Mary Jackson, foi peça fundamental numa das maiores operações da história dos Estados Unidos: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita da Terra e seu retorno em segurança.
Um filme que tem uma historia grande, mas não é um grande filme. Ele mostra a luta das mulheres, e dos negros em geral nos EUA dos anos 60, mas cai na armadilha de dar poder ao personagem branco, como grande salvador, que vai guiar o negro ate a salvação, não é exagerado, mas temos cenas assim. A parte de cálculos e matemática do filme, parece muito artificial, são jogadas contas e números, sem muitas explicações, não parecendo real.
O longa não e forçado o tempo todo, mas tem cenas exageradamente forçadas, mas no geral, ele mostra o racismo em detalhes, ele ta sempre lá, assim como o machismo, e ver como cada uma das personagens lidando e superando isso e o grande destaque da obra. Atuações regulares, cada uma das atrizes tem seu tempo para suas lutas e superações, Katherine Johnson (Henson) tem mais tempo tela, entre os coadjuvantes Al Harrison (Kevin Costner) e o que acaba se destacando mais (as vezes ate exageradamente).

Um destaque do filme, a personagem Katherine Johnson (Henson). 
A segregação racial da época, e mostrada o tempo todo, ela um cenário do filme, fazendo com que você se sinta desconfortável muitas vezes, assistindo coisas simples, como idas ao banheiro e visitas a biblioteca, se tornarem algo extremamente constrangedores. Essa construção de cenário, toda ambientação do filme, realmente nos leva para a America segregada do anos 60, essa imersão, nos coloca dentro do longa.
Que química esse trio tem.
Uma ótima historia, e um filme não tão ótimo assim, “Estrelas Além do Tempo”, acaba perdendo força por ser convencional de mais, mas o fato que ele narra, e a mensagem que passa acabam sendo maiores que isso. Se o filme não empolgar como obra artística, tenho certeza, que como inspiração ele pode ser vir, como exemplo de luta, superação, se ele funcionar assim, bom, cumpriu sua missão, por que cinema também e isso, e um ótimo exemplo deste cinema inspirador, que nos faz acreditar em dias melhores.

De0a5: 3,5 O Homem foi a Lua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário