quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

FiImes de Fevereiro

Kubo e as Cordas Mágicas (2016)

Kubo and the Two Strings
Dirigido por: Travis Knight

Difícil acreditar que este filme e stop motion, tamanho sua perfeição visual. Uma obra nem tão infantil, apesar do colorido, “Kubo e as Cordas Mágicas” tem uma poesia, alem de nos encantar com sua bela e clássica jornada do herói, nos faz pensar, em nossos parentes que já partiram nas memorias doces e alegres, que podem nos dar força para seguir em frente e superarmos a dor da perda.
Kubo vive uma normal e tranquila vida em uma pequena vila no Japão com sua mãe. Até que um espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.
São maravilhosas as cenas onde Kubo utiliza seu shamisen, para dar vida aos seus origamis.
Mesmo com todo seu colorido e sua história atrativa, o segundo ato de “Kubo e as Cordas Mágicas” fica um pouco arrastado. Fala se muito da “Quest”,e da sua importância, mas pouco é explicado, você acaba se sentido perdido. Sim, temos a explicação no final do filme, mas parece que dai tudo acaba ficando corrido, e ritmo suave e poético do filme, parece esquecido, retornando apenas nos últimos 5 minutos.
A ambientação criada no filme e fabulosa, cheio de mistérios, criando uma mitologia própia, mas muito influenciada pela cultura asiática, o longa acerta em cheio em nesse ponto, e muito bom ir conhecendo a história junto com Kubo. Esse menino e fascinante, Kubo e doce e forte, corajosa, mas também cheio de medos, sem falar que não comum, ver um personagem infantil que não tem um dos olhos. A fácil criar um vínculo com o menino, e torcer por ele, o longa constroem muito bem o personagem, mesmo não saído do convencional. Os demais personagens são interessantes, até são bem apresentados, não com tanta profundidade, um rápido destaque para o macaco e o besouro, ambos acompanham a jornada de Kubo, e o final deles e surpreendente, além de ser revelador.
No começo não parece haver química com  esse trio, mas com passar do tempo, tudo se encaixa. 

E uma animação? Sim, e coisa de criança? Também é, mas você adulto assista junto. Apesar do colorido o filme tem seus momentos de terror, principalmente, as aparições das tias de Kubo, chamando o garoto “kuubooooooo”, são momentos que os menores podem acabar se assustando, assim como o duelo final.(estamos falando do mesmo estúdio que produziu Coraline).
Kuuuuboooooooooooooo!

Não é totalmente original, mas sai um pouco do convencional das animações que temos no mercado. Uma obra com olhar para o público infantil, que trabalha a morte, principalmente a aceitação da morte, a dor da perda, de uma forma tão poética e lúdica, e difícil de achar. Vale muito dar uma chance para “Kubo e as Cordas Mágicas ” ate o final, ver que mesmo nos momentos difíceis, que estamos mais triste, pudemos nos apegar a boas memorias, e naquelas pessoas que consideramos nossa família, nunca se esqueça da sua família, não importa como ela seja formada, por amigos, parentes, macaco, besouros, etc.

De0a5: 4,0 Se você for piscar faça isso agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário