sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Filmes de Dezembro

           STAR WARS: O DESPERTAR DA FORÇA (2015)
                                                          J.J ABRAMS



Não vou mentir, assim que o letreiro STAR WARS apareceu na tela eu comecei a tremer, e meu olhos encheram de lagrimas( juro que não estou mentindo), e pensei vai ser uma das melhores coisas que eu já vi na vida, apesar de algumas falhas, ele realmente foi uma das melhores coisa que já vi ( não como filme,  tem clássicos muito melhores, inclusive os episódios IV, V e VI) mas sei lá, a emoção, o sentimento, não tem como explicar.

Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente, juntos os dois escapam e aventura começa.

O ritmo do filme e incrível, muito dinâmico, porem a historia tem pequenas falhas. Tudo acontece muito rápido( não, o filme  não e curto),  assim  que surge um problema, elas vão lá e resolvem, surge outro problema elas vão lá e resolvem, por maior que seja o problema os heróis resolvem sem muitas dificuldades, não há muita urgência no filme. Outra coisa que o filme tem um pequeno problema são pequenos furos no roteiro( mas, se você viu episodio I,II e III, vai levar isso numa boa) tem coisas que o filme não explica, poderiam ser solucionadas melhores, com diálogos melhores, e tem outros aspectos que eles simplesmente deixa para o próximo filme, no meu ponto de vista isso não atrapalha muito, mas seria bom se o filme consegui-se  sustentar sozinho, aqui você sai do filme cheio de duvidas, e algumas  poucas respostas.

Tem algo no filme, que deixou o publico divido, são as semelhanças dele  (ou homenagens) aos filmes antigos, especialmente ao episodio IV. O Despertar da Força,   e muito parecido com Uma Nova Esperança, (spoiler) o clímax final e igual ao episodio IV. Temos também elementos do episodio V e VI, que aparecem ao longo do filme, e um filme bem referencial a trilogia antiga. Para alguns tudo isso pode se tornar repetitivo de mais, eu não me incomodei, o filme perde tempo que poderia explicar melhor os fatos novos, mas acho valido, J. J. Abrams não poderia se arriscar muito, colocou muitas coisas que fãs antigos amam na franquia, e foi uma boa apresentação para os novos, mas o próximo filme já pode ter mais a cara da nova trilogia tranquilamente( sem estrelas da morte).

Os efeitos do filme, são simplesmente espetaculares, as batalhas X-wings vs Tie fighters, espetaculares, o movimento da Millennium Falcon  também esta muito real. As lutas de sabre de luz são verdadeiras, cheias de emoção, raiva, medo, você sente  tudo isso durante a luta(MEU DEUS QUE COISA LINDA). As apresentações de personagens são fantásticas, tanto os novos como os antigos, são muito bem introduzidos, destaque para a primeira aparição da Millennium Falcon(UAUUUUUU).

E lindo ou não é?

Rey e uma personagem incrível, com presença, carisma e uma historia de vida apaixonante, e uma menina com muita força( realmente com muita FORÇA). Uma mulher que em nenhum momento tem que se provar, por que deste do inicio ja sabemos que ela espetacular, em nenhum momento a beleza de Rey e explorado(Daisy Ridley, voce ganhou o premio  "meu coração awards" de melhor atriz linda do mundo), me arrisco a dizer que Rey e aquilo que Anakin e deveria ter sido no Episodio I. Finn, também e grandioso, os seus medos são reais, e um personagem extremamente verdadeiro, você consegue facilmente se identificar com ele e torcer por ele, sem falar que ele tem humor muito inocente e divertidíssimo.  Um negro (não esqueci Mace Windu e Lando Calrissian ,inclusive eu adoro o Lando) mas Finn e um dos personagens principais, crianças querem ser um Finn. Uma mulher e um negro, viva a representatividade.

Conhece a pouco,mas já considero pakas!

Kylo ren, que personagem!que dilemas! ele e o conflito em pessoa, lado sombrio vs lado da luz, isso fica muito evidente quando ele tira o capacete e nos podemos ver os seus olhos, que olhar de tristeza e raiva, ele também fala bastante com corpo aquele seu jeito curvado de andar, parece que ele esta carregando um peso enorme, as cenas de luta sua postura sempre com muita violência. Seu visual e seu sabre de luz me conquistaram, seu estilo de menino mimado que da piti por não fazerem oque ele quer, se relaciona muito bem com essa nova geração que o filme quer atingir,por que a muitas pessoas assim. BB-8 e um fofo,  a forma como ele e humanizado e lindo, e a forma como ele se relaciona com os outros personagens e fabuloso(uma joinha para você BB-8). Poe Dameron  aparece pouco, mas e F0*@, acredito que ele vai ser melhor aproveitado nos próximos filmes, e eu quero ver mais a relação dele com Finn, aquele momento que eles se abraçam, quando se encontram pela segunda vez e tão bonito.

Han, Luke e Leia estão de volta, Han aparece muito mais, tem uma importância enorme para trama, ele o personagem que nos explica os acontecimentos, e nos coloca em dia com as fofocas dos rebeldes (agora resistência). Leia tem pouco tempo tela, parece que ela regrediu muito, sim e uma general, porem a personagem esta muito abalada psicologicamente, e isso so piora durante filme, acho que uma das personagens que mais sofre durante o longa. E o Luke? (se você assistiu o filme comente ai o que achou do Luke), temos mais a lenda Luke do que o Real Luke. Terminamos o filme ainda sem saber o que é Luke Skywalker. 

Os vilões tirando Kylo, acabam não se destacando, não são bem aproveitados. Achei Snoke  mau feito, o CGI não ficou legal, esse foi um personagem que sua introdução não ficou boa Na verdade praticamente toda Primeira Ordem foi mau apresentada, o General Hux também não apareceu muito, mas teve um discurso ao melhor estilo nazista, que me deixou assustado. Eu queria ver  mais da Capitã Phasma, mas também vai ficar apenas para o próximo.

Esse vai ser o cara.


Eu achei o filme espetacular, por que pra mim e  mais que um filme, STAR WARS e muito da minha personalidade, muitas coisas da minha vida vem de STAR WARS, e uma paixão, não sei bem como explicar, apenas sentir. Minha paixão pelo cinema, começou com STAR WARS, então e bem difícil ser imparcial, mas vamos lá, vou tentar( mesmo ainda emocionada). Parabéns J. J. Abrams, sua direção foi SENSACIONAL, ótimas escolhas de posicionamento de câmeras , principalmente nas cenas de ação, espetacular elenco, que assim como J.J. entenderam o que é STAR WARS, parabéns, apesar das pequenas falhas o filme e ótimo(John Williams poderia caprichar mais, porem você tem muito credito), vibre com som do sabre luz, com som dos Tie fighter( eu adoro o som dos Tie figther), vibre com a figurina feminina forte, e não masculinizada, que não precisa de interesse amoroso para evoluir como personagem, vibre com um herói negro, vibre com esse novo,velho STAR WARS.

Eu quero dois desses.


QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!!

2 comentários:

  1. Sobre o filme? M A R A V I L H O S O, para quem tem até chaveiro de "Darth Vader".
    Profe. Vagner: Borges assistiu toda a saga na "net". Está fã de carteirinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A força e forte nos Borges.
      Obrigado, abraços para todos.

      Excluir