Zootopia /2016
Zootopia
Dirigido por: Byron Howard / Rich Moore
108 minutos
Com certeza uma das maiores surpresas positivas deste ano, um filme que serve para nos ajudar na criação de crianças que construíram um amanhã menos pre-concentuoso e se tudo der certo pode favorecer a mudanças na forma de pensar de alguns adultos.
Quando Judy Hopps chega em Zootopia, ela descobre que ser a primeira coelha da equipe da polícia, formada por animais grandes e fortes, não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela embarca em uma aventura atrapalhada e bem humorada, ao lado do malandro raposo Nick Wilde para desvendar um grande mistério.
E o filme bem profundo, cheio de alegorias, mas ao mesmo tempo simples, de fácil compreensão para as crianças, um ótimo trabalho desse novo estúdio Disney, mas o filme não chega a ser perfeito. Nick tem sua importância, sim, tem uma cena que mostra sua infância que e bem feita, da um pouco de profundidade ao personagem, mas eu achei ele tão sem graça, era para ser um dos principais, mas ha diversos personagens muito mais interessantes que ele. Outro ponto que o filme poderia ter trabalhado melhor, e personagem "Garra Mansa" o longa trabalha o preconceito mas esse personagem não sai do esteriótipo, de "gordinho bobo", diferente da maioria dos personagens que quebram as barreiras.
Definitivamente "Zootopia", não e só uma animação infantil que vai alienar as pessoas, com suas diversas gags cômicas, uma obra muito maior que isso, porem suas gags são extremamente divertidas, como a hilaria cena no Detran, sem falar das ótimas referencias a "Poderoso Chefão" e "breaking bad". E também uma obra politica, na sua primeira cena já da o tom do filme, como ele aborda de maneira bem clara e didática o tema do preconceito, ao longo do filme todo isso é reforçado, temos a cena onde Hopps fala "Coelhos podem chamar outros coelhos de fofinhos, mas os outros animais não", esta cena é de um impacto gigantesco. Podemos também ver o filme como um longa policial de primeira qualidade, com pistas a serem resolvidas, um criminoso inteligente, que me fez querer ir atras dele e investigar junto com os protagonistas.
Questões politicas, onde nos mostram que políticos muitas vez estão mais preocupados com suas imagens e seus benefícios do que com o povo, o feminismo, temos uma personagem feminina protagonizando a historia, ela e forte, inteligente, independente e o melhor não ganha características masculinas para justificar sua importância, preconceito racial jogado na nossa cara, quebra de paradigmas, personagens simpáticos, divertidos, um cenário lindo e colorido, uma narrativa bem simples e de fácil compressão. Zootopia consegue ser tudo isso, se você tem preconceito contra animações esta obra pode te ajudar a superar, seria perfeito se ninguém tivesse preconceito, mas todos temos, não podemos ser hipócritas, mas também é lindo quanto lutamos para supera-los, faça isso se você tem esse, garanto que essa nova Disney vai te ajudar.
De0a5: 4,5 Auuuuuuuuuuuuuu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário