quarta-feira, 25 de maio de 2016

Filmes de Maio3

A Bruxa 2015

The Witch 

Dirigido por: Robert Eggers

92 minutos




Longe de ser o filme mais assustador de todos os tempos, mas com certeza ele muito perturbador, apesar da lentidão de sua narrativa "A Bruxa" e um longa extremamente inquieto e arrepiante. Seu terror psicológico pode desagradar a muitos, que etão acostumados com filmes que seguem a formula de sucesso dos filmes de terror atuais, porem e um erro se você menosprezar este filme.

Nova Inglaterra, ano de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando á beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido deles desaparece e a colheita falha, muitas coisas mudam na família.


Não é a tradicional família brasileira, mas esta bem parecido.

O marketing do filme, foi forte e infelizmente atrapalhou o filme, pois foi vendido como um grande terror, não deixa de ser do gênero terror, mas ele se encaixa muito mais no suspense. O longa e lento de mais, poucos cenários, o tempo muitas vezes parece que esta se arrastando, se você não comprar a ideia do filme, com certeza vai acabar dormindo, ou abandonando ele na metade. Outro ponto que as pessoas reclamam e a parte final, na verdade seus 10 ou 5 minutos finais, onde ele revela todo seu mistério. Eu particularmente preferia ter ficado na duvida, mas o filme ter respondido tudo e não ter deixado espaços para outras interpretações não me incomodou.


PAI NOSSO QUE ESTA NO CEU...

A parte visual do filme esta espetacular, a recriação do cenário e figurinos esta perfeita, o filme parece que realmente se passa nos Estados Unidos dos anos 1600, sem falar que aquela casa frágil, no meio de uma floresta assustadora ajuda muito criar um clima sobrenatural. Somado a fotografia, temos a maravilhosa trilha sonora, que esta sim, é extremamente assustadora e surge nos momentos certos, dando um toque sinistro em todas as cenas.

Nunca que eu ia entra na floresta, nunca.

Alem desta ótima ambientação, os atores do filme também estão dando um show  William (Ralph Ineson) e Katherine (Kate Dickie) que fazem o casal de pais, são lunáticos religiosos que metem mais medo com suas crenças do que qualquer ser sobrenatural. Os gêmeos Mercy (Ellie Grainger) e Jonas (Lucas Dawson), tem muitos mistérios e duvidas envolvidas em cima deste personagens. O maior destaque vai para Caleb (Harvey Scrimshaw), tem uma sequencia espetacular com ele( na verdade duas , quando ele vai para o floresta com a irmã tem é muito bom) fique de olho nele, e Thomasin (Anya Taylor-Joy)  ela tem uma atuação de gente grande, parece inocente, frágil e isso e fortalecido na cena onde seu irmão mais novo um bebe e raptado (não e Spoiler esta no trailer), mas com o passar do tempo, com o desenrolar da trama, ela tem umas mudanças, no jeito de falar, nas atitudes que eu fiquei " Carvalho, quem essa menina, será que ela... não, ela não", eu achei difícil decifrar a personagem.

Tão bonitinha, parece uma barbiezinha.

A bruxa visualmente e uma obra de arte, um espetáculo visual, funciona para distrair você e funciona para a narrativa, as atuações estão muito boas, toda questão do fanatismo religioso e a loucura que isso leva, a questão da mulher  nos 1600, caso ela saia um pouco do que é "comum" e esperado de mulher, já e considerada Bruxa, esses assuntos são muito bem abordados e construídos. O filme poderia deixar estes assuntos como alegorias, nos deixar na duvida, se você viu filme, sabe que não é assim (espero que não seja spoiler), ele faz questão de sair da sombras e deixar tudo claro, seu final não é decepcionante, eu gostei dele, as cenas são maravilhosas, o problema para alguns e que ele exatamente aquilo que todo mundo esperava, não tem virada nenhuma, eu achei OK, BUUUU!

 De0a5: 4,5 Black Phillip

2 comentários:

  1. Desfez um pouco minha expectativa em relação a ele. Mas vou conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bem feito, mas não é tudo aquilo que falavam, mas eu gostei bastante.

      Excluir