sábado, 16 de abril de 2016

Filmes de Abril4

Advantageous/2015


Dirigido por: Jennifer Phang

90 minutos


Um filme bem honesto, com um roteiro ótimo, os diálogos são muito bons, "Advantageous" consegue abordar vários assuntos sérios de uma maneira bem simples e sem se perder ou ficar chato. E um filme sem um grande orçamento, então seus efeitos acabam não sendo aquela coisa toda, mas as atuações e fotografia superam isso facilmente.


Em uma cidade no futuro próximo cheio de dificuldades econômicas, Gwen(Jacqueline Kim)e sua filha, Jules(Samantha Kim)fazem tudo o que podem para manter a alegria, apesar de toda a instabilidade em volta do seu mundo.

Bons momentos de mãe e filha.

A narrativa que o filme cria nos é mostrado o relacionamento mãe e filha, e muito bem construído, embora para o meu gosto pessoal, a filha poderia ser mais explorada e trabalhada, no meio do filme é focado mais a mãe, e garota só retorna com força na parte final do filme.

O grande destaque do filme e seu roteiro bem escrito e muito bem dirigido, o filme como um todo flui muito bem. Apesar de "simples", ele consegue abordar vários assuntos. Temos deste do relacionamento mãe e filha, passando pela difícil vida de uma mãe solteira que e julgada pela sociedade, a ditadura da beleza, o espaço da mulher no mercado trabalho, e uma rápida passada na prostituição infantil. Mesmo com essa diversidade de assuntos o filme não se enrola.

Os melhores momentos do longa são os diálogos mãe e filha, alguns momentos você pode  pensar "por que elas estão falando isso", mas depois de alguns minutos de filme," Ah! por isso eles falaram isso antes". Um exemplo que ilustra isso, é as duas tem um dialogo, antes da mãe passar pela cirurgia que o grande plot do filme (que eu não vou contar), onde ela a filha relata que não sabe porque ela(filha) ainda esta viva, Gwen da uma resposta bem bonita para menina. Após a cirurgia , notando que sua mãe agora esta diferente, quase não a reconhecendo mais, novamente se questiona sobre sua existência e Gwen, da uma resposta muito parecida com anterior "Nossa ela esta voltando a ser o que era antes, por isso esta dando essa resposta". Parece simples não é? E simples, mas e muito bem executado.

Esta cena e muito importante, preste muita atenção , Gwen e Fisher( James Urbaniak).

Em mundo onde lutamos cada vez mais pela participação das mulheres no cinema, e como protagonista, "Advantageous" e uma grande descoberta, com sua temática bem feminista. Como e luta da mulher no mercado de trabalho, ainda mais para as que não são mais jovens e querem se colocar no mercado, como a sociedade (e o filme te coloca para fazer isso, você vai julgar Gwen) em uma simples atitude consegue passar uma mulher de santa para puta rapidamente. Uma obra daquelas que te deixa perguntas, e poucas respostas. Vocês acreditam que tudo que fizemos e falamos que é pelos filhos e realmente pelos filhos? ou temos atitudes egoísta, onde a nossa vontade, vaidade vem antes do que realmente e melhor para o filho?

De0a5: 4,5 escolas particulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário