segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Filmes de Fevereiro12

Steve Jobs (2015)

122 minutos

Dirigido por: Danny Boyle




Sabe quando quando a historia de vida de alguém é tão fantástica que você pensa  "Isso poderia virar um filme", e dai vão lá  e fazem quatro filmes sobre a mesma historia em um espaço curto de tempo, esse foi maior problema que o bom filme "Steve Jobs" acabou sofrendo alem do roteiro. Um ótimo elenco que apesar do roteiro ser bem mais ou menos, fazem o filme se tornar maior do que ele realmente é.

O filme narra três  grande momentos da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, e doze anos depois,  o iPod, no ano de 2001.


A historia de vida de Steve Jobs e fascinante, mas ele foi contada inúmeras vezes nos últimos anos, livros, series, documentários e filmes, essa repetição afastou bastante o publico, fazendo o filme não ter uma boa bilheteria. A montagem do filme e um pouco confusa, com grandes saltos temporais, ele termina assuntos sem explicar direito, e já começa outro logo em seguida. Não li o livro que inspirou o roteiro do filme, mas achei o final, um pouco forçado, heroico de mais, que não condizia muito com a construção do personagem ate ali.

Jobs e  o difícil relacionamento com sua filha.

Se o roteiro não faz a diferença, os atores fazem, Kate Winslet como Joanna Hoffman consegue ser uma ótima coadjuvante, tem seus momentos sábios, e sensíveis como consultara e amiga de Steve. Não é uma atuação espetacular, mas consegue criar uma boa e importante personagem. Michael Fassbender  cada vez melhor, no meio de tantas interpretações de Jobs, ele consegue se destacar, apesar de não ser nenhum um pouco parecido fisicamente com o Steve. Fassbender sempre se destaca pela sua entrega aos personagens, neste filme não e diferente, ele cria um Steve Jobs, totalmente único, intenso, com um ar de superioridade, o personagem e uma boa mistura de Fassbender com o real Steve.

 Joanna Hoffman(Kate Winslet) e Steve Jobs (Michael Fassbender ), que dupla fabulosa.

A direção do filme que ficou por conta de Danny Boyle, e bem regular, consegue nos manter presso na trama na maior parte do tempo. Temos uma mudança da câmera que começa com um 16mm e depois passa para 35mm, que casa muito bem com as mudanças tecnológicas que estavam acontecendo na historia contatada pelo longa. As diálogos também são muito bem escritos, principalmente as cenas que envolvem Steve e Joanna. Um dos melhores momentos do filme, fora as apresentações dos produtos de Jobs, é um momento onde ele explica qual a função, e o instrumento tocado por um Maestro em uma orquestra.

Uma das grandiosas apresentações.

Apesar de ainda dar um ar de "entidade sobe-humana" para Steve Jobs, o filme tenta de alguma forma humanizá-lo, e esses momentos humanos, mostrando os bastidores de suas grandiosas apresentações, são  o ponto alto de "Steve Jobs". Vale conferir, não é um  filme memorável mas e bem competente, no meio de tantas cinebiografias de Jobs, essa consegue se destacar, muito por méritos pessoais de atores e direção, por que como um todo, o filme não é nada alem de comum. 


De0a5: 4 Maças mordidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário