quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Filmes de Fevereiro4

Anomalisa (2015)


Dirigido por: Charlie Kaufman e Duke Johnson 





Muito original e extremamente ousado, são as carceráticas mais marcantes desta animação. O resultado final do trabalho de  Charlie Kaufman  é incrível, visualmente falando é perfeito, como ele conseguiu fazer isso com stop motion? Todo trabalho técnico do filme e de se tirar o chapéu, a historia ate que é boa, mas não chega a empolgar, nos faz pensar, sim, mas acredito que ela não nos faz sair do lugar.

Michael Stone (voz de David Thewis) é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ao chegar no hotel ele entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa (voz de Jennifer Jason Leigh), por quem se apaixona.

E um filme bem parado, com algumas cenas desnecessárias, que atrasam de mais a narrativa. Não quero menosprezar ninguém, mas não é um filme para qualquer um, sua narrativa excessivamente lenta, pode transformar a experiencia de assistir este longa em algo muito chato. Kaufman(Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Quero Ser John Malkovich) e um ótimo roteirista, mesmo contando com ajuda de Duke Johnson  na direção deste filme, parece que faltou um pouco de direção. A ideia que o filme quer abordar é boa, mas não é bem desenvolvida e demora para obra dizer para que veio.

Um bom filme, com uma historia desinteressante, como isso?

Porem a animação tem seu méritos, quebrando um pouco aquela visão que o senso comum tem que animações são infantis, bobas, feias e cara de melão, essa é extramente adulta, difícil, e com camadas, parabéns para os idealizadores pelo feito.

Momentos de loucura.

O filme todo se passa neste um dia de Michael no hotel, se preparando para sua palestra, tentando organizar seu discurso, suas ideias, sua vida, e a si mesmo. Sobre esta parte o filme e bom, consegue passar muito bem, a loucura interna que Michael esta sentindo e Kaufman utiliza bons elementos para mostrar isso. Para Michael todas as pessoas são iguais e desinteressantes,i inclusive todas as pessoas tem a mesma voz, são dubladas pelo mesmo ator,Tom Noonan, mulheres, crianças, TODOS, exceto Michael e Lisa. É a voz dela que faz com ele consiga escapar um pouco da sua melancolia, pelo fascínio pelo voz de Lisa, que a diferencia de todos os outros, a faz especial, uma anomalia.

A melhor sequencia do filme, nunca vi uma cena de sexo tão bem feita, natural e real como esta.

A obra tem seus momentos geniais, como o momento em que Michael e Lisa conversam sobre anomalias. Um rápido destaque para as cenas em que acontecem uma especie de meta-linguem, onde o rosto de Michael cai no chão, ou quando ele esta se olhando no espelho e tenta abrir o rosto.

O filme não esconde suas imperfeições, em todos os sentido. Que filme maduro.

Totalmente diferente de tudo que estamos habituados a assistir, "Anomalisa" e algo novo por isso não tenho muito com o que comparar. Não é fácil, talvez para alguns nem interessante. Um dia na vida de homem de meia idade, que esta passando por um momento de crise existencial, pode não ser chamativo, mas ai esta o grande trunfo do filme, diferente de outras obras, que nos tiram da realidade para entra na magia do cinema, "Anomalisa" joga na nossa cara a realidade, nua, crua e sensacional.

De0a5: 4 Brasil é uma anomalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário