sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Filmes de fevereiro2

45 anos (2015)

Dirigido por: Andrew Haigh





Despretensioso, calmo, sereno, mas nem um pouco leve, "45Anos", é  um filme que nos faz pensar na vida nos nossos relacionamentos. Eu ainda não tenho a mesma experiencia de vida que o casal principal do filme, mas tentei me esforçar bastante para entender eles e a difícil situação mostrada. As atuações ajudam muito, a mostrar como nossas escolhas moldam nossas vidas.

Falta apenas uma semana para o 45º aniversário de casamento de Kate Mercer (Charlotte Rampling) e o planejamento para a festa está indo bem. Porém, cinco dias antes do evento, o seu marido Geoff Mercer(Tom Courtenay) recebe uma carta: o corpo de seu primeiro amor foi encontrado congelado no meio dos Alpes Suíços.


A chegada da Carta, inicio da desconfiança.

A narrativa lenta e a falta de personagens coadjuvantes podem fazer algumas pessoas se afastarem do filme, boa parte e só diálogos do casal principal, ai entra as ótimas atuações, que conseguem sustentar muito bem o longa.

Uma obra muito realista.

Kate, ela  não precisa falar, em seu rosto já conseguimos ver seu sofrimento. Charlotte Rampling consegue passar muito com sua expressão facial. E uma personagem bem difícil de se fazer, mas ela cumpri o papel magistralmente. A chegada da carta, destrói a harmonia da casa, e toda segurança de Kate. Ela passa a repensar seu relacionamento , sera que ela é apenas uma sombra? Uma segunda opção? Houve amor por parte de seu marido em algum momento?


O que eu vivi ?

Geoff, se Kate fala pouco, ele fala muito menos, em pequenos gestos podemos ver suas mudanças com chegada da carta, retoma antigos hábitos do passado, parecendo querer voltar no tempo, ou simplesmente quer viver de memorias. Ha uma cena de Geoff, que sua mulher fala "Eu pensei em lhe dar um relógio",ele responde "Eu não gosto de olhar para o tempo", genial a frase resume o personagem, ele não quer ver o tempo passar.

O longa tem uma direção (juntamente com o roteiro) fenomenal, que consegue transformar um argumento simples em algo grandioso. Temos cenas incríveis, quando Kate aproveita que está só em casa, sobe para ver as fotos da ex noiva de Geoff e bem impactante. Outra grande cena e quando Kate vai visitar o salão onde vai ocorre a festa preste atenção no dialogo dela com o homem que esta alugando o lugar, guarde essas falas ate ultima cena do filme, OK?


Uma das melhores cenas, sobe o som DJ.

A fotografia do longa também e bela, bom parte das cenas ocorrem dentro da casa do casal, mas as que são rodadas externas nos mostram um belo cenário do interior da Inglaterra. Um casal que esta junto a 45 anos, já se conhece bem, para se comunicar através do olhar, ou ate mesmo pelo silencio, isso justifica a falta, ou diálogos rápidos entre e o casal, mas a química dos atores e excelente. Sem querer dar muitos spoilers, mas o que vocês acham que aconteceu naquela ultima cena?


Que espetáculo.

E uma grande mistura de medo, ciumes, desconfiança, companheirismo e amor. O roteiro muito bem escrito, uma direção excelente que foca nos detalhes. Nós e mostrado um relacionamento longo de uma maneira diferente, não romantizado, mas cheio de historias e marcas, e algumas dessas doem."45 Anos" também mostra que amar não tem idade, nem hora, ele simplesmente surge, assim como também simplesmente ele pode ir.

De0a5: 4,5 (combinou!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário