segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Filmes de Fevereiro6

A Garota Dinamarquesa (2015)

120 minutos

Dirigido por: Tom Hooper





Mais uma obra com um assunto profundamente interessante e necessário de ser abordado no cinema. Por mais que o roteiro seja fraco, e com situações forçadas, as grandes atuações nos fazem superar isso e tornar o filme muito interessante.

A história de amor "real" entre as pintoras dinamarquesas Lili Elbe (Eddie Redmayne) e Gerda Gottlieb (Alicia Vikander). Obrigada a viver como Einar Wegener desde o nascimento, em 1930, Lili foi uma das primeiras mulheres a passar por uma cirurgia de transgenitalização.

A figura forte do longa.

Na minha cabeça eu tenho claro que filmes baseados em um historia real, não precisa necessariamente contar toda a verdade, acho que esse tipo de filme precisa de um pouco de ficção, precisam ser nem que seja levemente romantizados, mas aqui houve um erro, um exagero na ficção, ou uma escolha errada da maneira que quiseram contar a historia. A abordagem da historia foi equivocada, Lili Elbe foi a primeira mulher trans, ele lutou contra uma sociedade muito machista, foi uma luta difícil, mas ele sempre foi forte, por que queria se tornar uma mulher por completo, ser vista como mulher, como ela se sentia, assim que ela tomou essa decisão seu casamento acabou, o filme poderia ter mostrado essa luta, seria muito bom ver uma mulher Tras se afirmando, lutando pelo reconhecimento, sendo uma forte lutadora como ela realmente foi. Em "A Garota Dinamarquesa" temos uma Lili em duvida, fraca, que parece não saber direito o que quer, ok, no inicio do filme poderia ser isso, mas ela vai assim ate o final do segundo ato. O romance como sua esposa ficou bonito, mas deixou o filme confuso boa parte, parecia que Lili tinha algum problema, um distúrbio, dupla personalidade, cheia de duvidas quando na verdade não tinha.


Mas o filme não e só problemas a direção de arte e impecável tudo e muito bonito desde os cenários, passando pelos figurinos e maquiagem. A direção também tem seus momentos lindos, principalmente a maneira delicada nas cenas que mostram Lili se descobrindo como mulher, essas cenas são lindas, ela acariciando seu rosto, seu corpo, vestidos, tentando modular trejeitos de outras moças, essas sequencias são a segunda melhore coisa do filme, porque a melhor são as atuações da dupla principal.

Eu adorei essa dupla, atuações que se completam.

Alicia Vikander esta fantástica, com uma presença de tela magnifica, uma atuação muito segura, ela nos entrega uma grande personagem, que tem a força que Lili deveria ter, de lutar pelo seu espaço. Eddie Redmayne o cara e maravilhoso, é esta maravilhoso, que atuação delicada, ela fala com olhar, preste atenção nos olhos do personagem, depois nas suas mãos, e uma atuação com corpo, sem perder a parte da alma, uma atuação realmente completa e espetacular.

Sutil,delicado e bela, uma atuação gigante de Eddie Redmayne.



É muito belo o discurso de "seja você mesmo, e não ligue par o que os pensam",ok, mas também não seria legal se as pessoas me aceitassem do jeito que sou, assim com aceito elas?... Dito isso o filme poderia ter sido mais corajoso, paciência não foi, mas continua sendo um filme lindíssimo, seu visual e belo, a historia e muito bonita, atuações acima da média, e também e uma obra importante para os dias de hoje, ter um filme belo assim, no meio de tantos discursos de ódio já vale muito pena.

De0a5: 4 olhos brilhantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário