Admito que demorei de mais para assistir esse filme, e agora que ele esta no Hype achei uma boa hora. Fiquei muito surpreso positivamente, uma obras simples, despretensiosa, com um estilo próprio...pera...momento momento ufanista... ai...baixando espirito...Galvão Bueno...eeeeeeeeeeee do BRASIL....QUE MARAVILHA....SAI SAI SAI SAI QUE E SUA O MENINO E O MUNDO, O OSCAR E SEU...deixando as brincadeiras de lado, e simplesmente um filme incrível.
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste o menino segue o mesmo caminho do seu pai. O garoto encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Visualmente o filme e perfeito, cheio de cores vivas, um colorido que chama atenção das crianças e encanta os adultos, mesclado vários tipos de traços e estilos de desenho, eu adorei as partes de giz de cera e as outras que são feitas através de colagem. A trilha sonora bem presente, interagindo com as cenas, se o filme já era um deslumbre visual, você também vai ter seus ouvidos massageados. A trilha é de Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, conta com Nana Vasconcelos e Barbatuques, é a musica tema, que a musica que toca nos crédito finais é do competente Emicida.
Todo o colorido do filme, mostrando o mundo através dos olhos de uma criança |
A obra não é só bela no visual, seu roteiro bem escrito, flui muito bem ao longo do filme. Toda simplicidade do traço fica no traço, o roteiro é forte, direto, critico, podendo deixar alguns surpresos com a tristeza que ele contem( eu fiquei, mas achei legal ter ficado). Olhar é saber que nossas crianças estão inseridas naquele mundo é muito triste, igualmente triste e ver os adultos todos já conformados com aquela situação, que já tem em sua mentes "Bom, o mundo é assim, não tem como mudar".
Uma parte do filme que mostra a beleza do desenho com a força do roteiro é momento onde há uma luta entre dois pássaros, um negro e outro colorido, apos o duro combate e muito bem feito, o pássaro negro vence.
A cidade Grande(bela colagem) |
Espetacular o trabalho de Alê Abreu e sua equipe, alguns dizem que Oscar não significa nada, mas ele serve para abrir os olhos e nos mostrar bons filmes. "O menino e o mundo" é uma obra unica, uma obra de sentimentos,e completamente imersiva, você e jogado para dentro dela, que e delicada, inocente, ao mesmo tempo que e forte e critica, nos mostra como um Mundo tão colorido e belo, pode ser na verdade preto e branco e triste.
De0a5: 4,9 Carnavais
De0a5: 4,9 Carnavais
Nenhum comentário:
Postar um comentário