sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Filmes de Dezembro3

NUMA ESCOLA DE HAVANA

Dirigido por: Ernesto Daranas





Qual a importância de um professor na vida de um aluno? essa pergunta eu me faço constantemente, ai vem um filme belíssimo que mostra que realmente a importância de um professor na vida de um aluno e proporcional a que aluno tem na vida de um professor,pelo menos essa e a minha visão, não basta você culpar o aluno por sua falta de atenção, dificuldades de aprendizagem, mas sim ver o que você esta fazendo para mudar isso. Bom, não e um filme exclusivamente para professores, mas sim para todos aqueles, que não conseguem ver que muitos problemas sociais são causados pela própria sociedade, como diz o filme " se você quer transformar uma criança em marginal, trate-o como um". Eu fiquei encantado pela professora Carmela. 

Em poucas cenas você já entende Carmela, toda sua historia, o por que de suas atitudes e se apaixona.

Chala tem onze anos, vive sozinho com sua mãe viciada e treina cães de briga para buscar um sustento para os dois. Esse círculo de violência ás vezes se reflete na escola. Carmela é sua professora da sexta série e o garoto sente um grande respeito por ela. A relação entre a veterana professora e o garoto se faz cada vez mais forte, porém esse compromisso colocará em risco a permanência de ambos na escola.

Atuações bem reais, nem parece que os atores estão atras de uma câmera, você realmente compra verdade do filme. Alina Rodriguez Ruiz( Carmela) esta cativante, seu personagem e um exemplo de ser humano, Armando Valdes Freire(Chala) e um personagem forte, mesmo sendo apenas uma criança. Diferente do que algumas pessoas pensam, esse filme não ressalta as maravilhas da ilha de Fidel( não gostou vai para Cuba, se você fala isso vai se interessar), toca em feridas sócias, bem fortes, chegando a falar de assuntos religiosos, coisa que eu fiquei positivamente surpreso ao ver.

Chala e Yeni( outra pequena grande personagem)

 A realidade mostrada no filme e bem parecida coma que temos aqui no Brasil( algumas pessoas infelizmente não conseguem ver isso), uma pobreza enorme, uma marginalização de uma parte da sociedade, onde crianças praticamente tem sua infâncias cortadas. Um ponto que ressalta bem essa semelhança e o fato que a solução para fazer a o menino não se tornar um "marginal" e troco-lo de colégio, mandar Chala para um reformatório, isso resolve o problema da escola, mas não o do menino, que assim que sair  de la, vai voltar para a bagunça do seu ambiente familiar( está com pena?leva para tua casa, você que fala isso , vai se interessar).

Chala em um dos seus momentos de fúria e descontrole


E uma excelente obra,  real, dura, pesada talvez, mas excelente. Vamos olhar o ser humano, vamos dar a importunidade para todos, vamos incentivar também, sim as pessoas podem mudar, ainda mais quando são crianças, espalhem a mensagem do altruísmo através de seus pombos correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário