terça-feira, 19 de janeiro de 2016

filmes de Janeiro6

PONTE DE ESPIÕES (2015)



Dirigido por: Steven Spielberg




Um momento histórico bem pesado, delicado, onde os movimentos eram bem calculados para não haver erro, e Spielberg consegue nos passar isso com seu filme. Não é uma obra prima, mas a direção e as atuações são bem competentes.

Em plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos.  A partir dai Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.

Tom como sempre maravilhoso (eu diria que esta sempre no "tom" certo)

O grande problema do filme é a velha propaganda americana que Hollywood adora, tem ate uma citação a constituição americana, isso não podia faltar, em um filme patriota e propagandista. Os americanos são bons, só querem a paz, por isso Donovan um simples advogado aceita ajudar um espião Russo, enquanto os russos(aqueles comunistas comedores de crianças) ao pegar um cidadão americano, são mostrando praticando tortura. O filme é o tempo todo isso, os russos todos são mau humorados, violentos, você olha para eles e vê o "coisa ruim". Tem uma cena que mostra os soltados russos matando jovens que tentam a travesar o muro de Berlin( se eu não falei antes boa parte da historia do filme se passa em Berlin, entre as Alemanhas) e depois mostra jovens americanos, brincando em NY, pulando muros, fazendo uma especie de Parkuor, VIVA A TERRA DA LIBERDADE!!!

A reconstrução dos cenários ficou espetacular, esta imagem mostra pessoas fugindo antes que o muro fique pronto.

Tom Hanks, não tem muito o que falar, esta super bem como sempre, mesmo personagem sendo uma forçação de barra gigantesca, um cidadão americano que quer salvar o mundo, ele como Donavam é bem humorado e seu senso de altruísmo acabam cativando o publico. Mark Rylance no papel do espião Abel, ótimo, simples, sem exageros, o cara ta mandando muito bem. Existe uma ótima interação entre dois personagens os momentos deles juntos e bem legal, você vê amizade surgindo, você fica ate emocionado na despedida deles.

Mark Rylance esta incrível, acho que não leva o Oscar, mas ele não parece estar preocupado ate  porquê "isso ajudaria em aluma coisa?"

Uma historia que apesar dos pesares, e boa, um elenco bem motivado,uma direção competente, vale muito pelo registro histórico, você assisti a construção do muro de Berlin, toda tensão entre EUA e URSS. E um  longa de espionagem tem aquela coisa de descobrir quem esta falando verdade, por estes elementos acho que você deve dar a chance ao filme.

DE0A5: 4 pontes com espiões em cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário