Spotlight - Segredos Revelados (2015)
Quando um filme tem uma boa historia e ela é muito bem contada, tudo vai bem, nada prejudica a ótima qualidade do longa.
A verdadeira e fascinante história da investigação ganhadora do Prêmio Pulitzer feita pelo jornal Boston Globe. Quando o time de repórteres da equipe Spotlight mergulha nas alegações de abuso na Igreja Católica, a investigação de um ano desvenda décadas de encobrimento nos mais altos níveis dos estabelecimentos legais, religiosos e governamentais de Boston, desencadeando uma onda de revelações ao redor do mundo.
Equipe completa. O filme conseguiu recriar muito bem o ambiente do inicio dos anos 2000, repare nos telefones celulares quando for assistir o filme. |
Podem ficar tranquilos o filme não vai focar nos abusos, nas lembranças horríveis das vitimas, " Spotlight" é um filme sobre o trabalho da equipe de jornalismo, esse vai ser foco. Começando com a chegada do novo chefe editor, Marty Baron(Liev Schreiber), que pede para que sua principal equipe, retome as investigações sobre os caso de abuso sexual cometido por um Padre local, a partir deste momento o filme só cresce.
No inicio são algumas pistas, poucos casos, o filme lento, parece que você não vai aguentar de repente, a investigação começa a esquentar, vários outros casos vão surgindo, e você acaba completamente fisgado. A edição e montagem do filme são espetaculares, cada um dos 4 membros da equipe tem sua função na investigação, tem seus pequenos arcos, então filme não fica cansativo, por que todo momento tem algo acontecer, a edição da esse ritmo ao filme, quando um jornalista começa descobrir algo, corta para outro, que descobre algo maior, corta para outro que descobre algo ainda maior.
Walter Robinson (Michael Keaton) e Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams), entrevistando um advogado que defendeu os Padres de Boston. |
As atuações estão bem seguras, naturais, tensas, ajudam a dar um ar documental ao filme. Os principais personagens são os quatro membros da equipe investigativa do jornal. Matt Carroll( Brian d' Arcy James) é o que menos aparace, mas tem uma cena que ele descobre que um dos Padres abusadores esta morando no seu bairro, ai você começa a dar mais importância a ele. Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) ela é o equilibro da equipe em nenhum momento deixa sua relação com igreja atrapalhar seu trabalho. Michael Rezendes(Mark Ruffalo) e um dos melhores personagens, muito dedicado, vai fundo nas matérias, tem uma cena muito boa onde ele explode, solta todos os sentimentos presos que ele tinha. Walter Robinson (Michael Keaton) é o líder da equipe, tem algo no seu passado que é revelado no final do filme, mas em geral segue o mesmo bom ritmo o filme todo.
Uma das melhoras cenas do filme. E chocante o numero de Padres abusadores que a equipe descobre. Mark arrasando! |
"Spotlight" poderia ser mais critico a igreja sim, mas acho que dai teria que entrar mais nos casos, colocar uma das vitimas como ator principal, poderia ficar dramático de mais. Achei acertada a decisão de colocar atores desconhecidos como vitimas.
Um grande filme, que consegue abordar muito bem um tema delicado e polêmico, se você gosta de jornalismo investigativo vai amar o filme, se você não gosta, simplesmente vai curtir da bastante o filme. Ele termina de forma magistral, você fica ta e ai, agora? como termina o caso, achei isso proposital, por que realmente como terminou o caso? terminou?
Não é um filme que critica a RELIGIÃO católica, mas a postura da IGREJA católica, nesses casos, não confunda as coisas.
Uma das vitimas, dando o seu depoimento. |
Não é um filme que critica a RELIGIÃO católica, mas a postura da IGREJA católica, nesses casos, não confunda as coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário